Rio de Janeiro / RJ - domingo, 28 de abril de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 
foto
    O tratamento psiquiátrico é  hoje em dia  muito mais   funcional e , sempre que possível, mais estético  do que no passado. Com a evolução das neurociências, das tecnologias de neuroimagem funcional, novas medicações e pesquisas, a psiquiatria que antigamente, em muitos casos, acabava limitando a vida do paciente, hoje trabalha justamente na direção oposta.   O tratamento se esforça para oferecer e a ajudar o paciente a ser reconduzido para sua funcionalidade, ou seja, contribuir para que as pessoas sejam capazes de alcançar seus objetivos, de trabalhar, de estudar , de ter suas vidas pessoais e interpessoais funcionando de forma positiva. Nossa função é ajudar no desenvolvimento individual e servir como uma ferramenta para que pessoas possam ser mais felizes.

  Aqui vão algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo de suas consultas e otimizar seu tratamento.

 

 

O que é uma consulta médica?

 

 Consultar um médico significa você obter informações e, possivelmente, tratamentos sobre algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas mais objetivas e sinceras sobre o problema em questão.

 

 

Algumas dicas para uma boa consulta:

 

Horário

 

 Tente nunca chegar atrasado. Infelizmente você estará perdendo um período de tempo importante , o da  sua própria consulta  e ,além disso , provavelmente, estará atrasando o horário de outras pessoas ( é sempre desagradável ter que ficar esperando além da sua hora marcada) .  Programe-se para chegar na hora certa. De preferência chegue alguns minutos antes para poder se identificar.  

 

Acompanhantes

 

 Os acompanhantes são sempre bem-vindos. Normalmente o médico deixará o paciente   decidir se vai querer que o acompanhante esteja presente na consulta, ou não. Somente em situações específicas, o médico irá solicitar a presença do acompanhante, principalmente quando for necessário obter mais informações sobre o caso.

Cronologia

 

 Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta, inclusive tratamentos anteriores, medicações e seus efeitos (colaterais e/ou positivos). Se possível escreva, para não esquecer.

 

Medicações

 Anote todos os medicamentos que você faz uso habitualmente  , mesmo que, aparentemente, não tenham relação com o quadro.  

 

Exames

 Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais ( eles servem para   fazer avaliações comparativas e obter informações evolutivas ).  

 

Dúvidas

 Não se preocupe, você tem todo direito de esclarecer todas as suas dúvidas sobre as consultas, os tratamentos, prognósticos, efeitos colaterais e etc.... Se precisar, pode ( e deve) entrar em contato.

 

 

BOA CONSULTA.